Quarta, 19 de junho de 2019
82991319220
Política

11/01/2019 às 09h58

104

Profº Nicanor

União dos Palmares / AL

FNE e outros fundos serão reduzidos por ineficácia dos resultados.
Governo não vê resultados positivos nos fundos de investimentos.
FNE e outros fundos serão reduzidos por ineficácia dos resultados.
jpg

Os Fundos Constitucionais de Financiamento (FCFs) podem sofrer ajustes financeiros no Governo Bolsonaro. Pelo menos é isso que aponta relatório publicado nessa quinta-feira (10) pelo Ministério da Economia.


É o Boletim sobre Subsídios da União - estudo que classifica como pouco eficazes para o desenvolvimento regional os empréstimos realizados por esses fundos e, por isso, sinaliza para uma redução do orçamento dos FCFs, o que pode colocar em risco uma das principais fontes de recursos do Nordeste: o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que só em 2018 emprestou R$ 32,6 bilhões ao setor produtivo da região. 

“É preciso acelerar a implantação dessas medidas, a fim de reduzir os subsídios creditícios com essa política pública, estimados em R$ 13,4 bilhões em 2017, contribuindo para o ajuste fiscal e para alocação dos recursos públicos em atividades que tragam maior retorno para a sociedade”, afirma o relatório, que é assinado pela equipe de Paulo Guedes e adianta que algumas dessas ações “já se encontram em fase de elaboração ou implementação”. 


Procurado pela reportagem, o Ministério da Economia não detalhou essas medidas. Mas o relatório explica que um grupo de trabalho interministerial analisou os efeitos dos empréstimos dos FCFs do Nordeste, Norte e Centro-Oeste em indicadores econômicos como emprego, renda e produtividade. Essa avaliação, contudo, teria apontado “baixa eficácia desses fundos no alcance do seu objetivo de desenvolvimento econômico e social” e relaciona isso a governança inadequada, incentivos desalinhados, avaliação e transparência insuficientes. Por isso, algumas medidas já estariam sendo desenvolvidas para atacar esses problemas. 




FONTE: Globo

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium