Sexta, 19 de abril de 2019
82991319220
Política

08/02/2019 às 16h59 - atualizada em 08/02/2019 às 17h02

83

Redacao

Teresina / PI

Renan Filho faz uma análise geral para 2019.
Renan Filho fala sobre concursos
Renan Filho faz uma análise geral para 2019.
jpg

Em entrevistas aos apresentadores Wilson Júnior, do programa Balanço Geral, da TV Pajuçara, e Gernand Lopes, do Pajuçara na Hora, da Rádio Pajuçara FM Maceió, nesta sexta-feira (08), o governador Renan Filho divulgou que se reuniu com uma comissão para planejar o concurso que vai selecionar os próximos delegados de Alagoas. O edital ainda não tem data de divulgação, mas uma novidade já foi anunciada pelo líder do Executivo estadual: uma nova modalidade para delegados.


Nessa modalidade, a remuneração do delegado recém-chegado será equivalente a de delegados substitutos, valores menores aos recebidos pelos efetivos.


“Entrarão com um salário menor e, em três ou quatro anos, ascendem para salários maiores. É algo que chama menos atenção de concurseiros de fora, que não estão dispostos a esperar esse tempo para um salario maior. Nosso entendimento é que com isso vamos privilegiar quem é de Alagoas, e o ideal é termos delegados alagoanos, porque conhecem a realidade do nosso estado", detalhou.


De acordo com o governador, o novo concurso terá entre 30 e 50 vagas para delegados e cerca de 300 para agentes da Polícia Civil. “Vai fortalecer o trabalho da investigação da polícia em Alagoas. Também vamos investir mais em tecnologia e ampliar a capacidade da PC e Perícia Oficial de elucidar crimes”, acrescentou.


Novo militares


Alagoas vai contar com mais 954 policiais na Segurança Pública a partir deste sábado (09), segundo informou o governador. O grupo se forma nesta sexta, após curso de formação.


Com o reforço, segundo Renan Filho, será ampliado o policiamento nos pontos com maiores índices de criminalidade de Maceió e cidades do interior. “Estamos formando 945 soldados, isto é, a maior turma já formada em Alagoas, o que vai ajudar de mais no combate à violência. É uma turma jovem e bem equipada com armas modernas”, frisou.


Ronda no Bairro


O projeto Ronda no Bairro, iniciativa que aproxima a segurança pública das comunidades, também deve ser ampliado. O trabalho é desenvolvido atualmente nos bairros Jacintinho, Centro e na região da orla marítima.


“O ronda reduz os índices de criminalidade e, sobretudo, leva a sensação de segurança à população. No Centro, por exemplo, os comerciantes fizeram questão de comunicar oficialmente a redução. Na orla, a percepção de maceioenses e turistas de melhoria também é grande. Já no bairro do Jacintinho, o pioneiro, antes registrávamos muitos assaltos a estabelecimentos e ônibus, e o ronda ajudou a diminuir esses índices”, pontuou.


De acordo com o governador, a próxima etapa do projeto é estender a atuação para bairros da parte alta de Maceió. “Chegaremos aos bairros do Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins. O trabalho será estendido logo após conseguirmos estabilizar a folha de pagamento da chegada dos novos soldados”, disse.


Concursos


O governador ainda citou que Alagoas terá concurso para auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda e, pela primeira vez, para a Controladoria Geral do Estado. Ele defende que o cargo de controlador deve ser ocupado por um servidor efetivo, por conta da função exercida que é fiscalizar as contas do governo.


Com isso, Renan Filho contabiliza concurso para seis áreas: Polícia Civil, Sefaz, Controladoria, Perícia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.


Saúde


Com a inauguração de novos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento em Maceió e no interior, o Estado também deve contratar profissionais na área da saúde.


Ele explicou que esses servidores serão contratados por meio de parcerias com cooperativas, como é o caso do setor de neurocirurgia, por meio de OS (Organização Social) ou outros meios.


Com a inauguração do Hospital da Mulher, prevista para junho ou julho, Hospital Metropolitano, UPAs do Jacintinho e do Tabuleiro, ambas no primeiro semestre, além dos três hospitais regionais (Porto Calvo, União dos Palmares, Delmiro Gouveia), serão criadas 10 mil vagas, segundo estima o governador.


 


 

FONTE: TNH1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium