Sábado, 14 de dezembro de 2019
82991319220
Cidades

03/05/2019 às 16h50 - atualizada em 04/05/2019 às 11h28

152

Profº Nicanor

União dos Palmares / AL

Prefeitura de União dos Palmares lança projeto de urbanização e revitalização da histórica Estação Ferroviária.
Estação ferroviária será recuperada pela prefeitura.
Prefeitura de União dos Palmares lança projeto de urbanização e revitalização da histórica Estação Ferroviária.
jpeg

Com objetivo de impulsionar turismo da região, além de oferecer aos palmarinos e visitantes lazer e cultura, a Prefeitura de União dos Palmares dá início a um projeto de urbanização e revitalização da Estação Ferroviária, transformando o local em uma atração turística de grande potencial econômico. O projeto era um sonho do prefeito Areski Freitas (Kil) que agora está prestes a se tornar realidade.


 


A Procuradoria e a SMTT do município estiveram na sede da Transnordestina, responsável pelo local, em Fortaleza/Ceará, para conseguir a concessão da esplanada da Estação Ferroviária, por comodato. Na oportunidade foram recebidos pelos técnicos Antônio Ferreira e Fábio Albuquerque, responsáveis pela gestão do patrimônio da antiga Rede Ferroviária.


 


“Entusiasmados, abraçaram a ideia de revitalização e se dispuseram a agilizar tanto a concessão do pátio da estação, como também o comodato de vagões de madeiras e outros itens para formação de um acervo substancial para criação de um museu. Esse cessão será firmada entre o município de União dos Palmares, a Transnordestina, o DNIT e o IPHAN”, disse o procurador-geral do município, Allan Belarmino.


 


O projeto de resgate da história da cidade tem um escopo de urbanizar a esplanada da estação ferroviária com a pavimentação adequada, reativação do girador (fundamental na época do trem Maria Fumaça), revitalização e restauro da Estação Ferroviária, conservando a arquitetura original, assim com a criação de um espaço para apresentações culturais e de um espaço gastronômico, sendo utilizado vagões de trens – “Trem-Food” – para preparo de comidas da região, e a implantação do espaço “Estação Digital”, para pesquisa e apresentação da história da ferrovia em telão multimídia e em sua última etapa, implantação de um passeio de trem (Expresso da Liberdade) entre o centro de União dos Palmares até o distrito de Rocha Cavalcante com um percurso de 15 km. O passeio cultural será oferecido aos moradores da cidade e turistas, que irão contemplar a paisagem e conhecer a história da ferrovia e do município.


 


Pouco se conhece, mas a origem do nome da cidade, União dos Palmares, deu-se com o avanço do transporte ferroviário. A denominação “União” surgiu através do decreto nº 46, de 25 de setembro de 1890, e teve origem no fato da cidade ser o elo entre as estradas de ferro de Alagoas e Pernambuco. O nome definitivo da cidade só veio a ser dado em 1944, quando houve o acréscimo de Palmares ao nome da cidade, em homenagem ao Quilombo dos Palmares.


 


Nesta sexta, 03, os representantes do município estarão com o Dr Hamilton Pereira, 76 anos, ex-engenheiro da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), passando 34 anos na função. Atualmente ele faz parte de um sindicato de ex-ferroviários e cuida de um memorial de peças antigas localizado na sede da RFFSA na Praça da Estação, no Centro de Fortaleza.

FONTE: Secom

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium