Sexta, 22 de novembro de 2019
82991319220
Política

25/09/2019 às 09h46 - atualizada em 25/09/2019 às 09h53

96

Profº Nicanor

União dos Palmares / AL

Estado apoia ações de cuidados com a primeira infância em municípios alagoanos
Estado de Alagoas incentiva cuidados com a primeira infância.
Estado apoia ações de cuidados com a primeira infância em municípios alagoanos
A shantala é uma técnica que consiste em massagens para acalmar o bebê e reforçar o vínculo afetivo com os pais.Iara Malta

Texto de Iara Malta


Atento às boas práticas voltadas à primeira infância, o Governo do Estado tem acompanhado de perto as ações dos municípios voltadas aos cuidados com gestantes e crianças de até seis anos. Um desses projetos é o Nascendo Bem, executado na cidade de São José da Laje e que vem se tornado um exemplo para outras cidades alagoanas.


 Em âmbito estadual, o Núcleo da Saúde na Primeira Infância, ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem identificando os municípios que possuem políticas públicas que correspondem ao que é proposto pelo programa Criança Alagoana (CRIA).


 


Uma dessas boas práticas é o programa Nascendo Bem, que além de garantir os serviços básicos, reforça o atendimento neonatal com outras atividades. Uma delas é a aula de hidroginástica para gestantes. “O exercício é um incentivo ao parto natural por trabalhar a região pélvica e ajudar na hora do nascimento”, relatou Michelli Negário, enfermeira.


 Outras iniciativas interessantes são as visitas guiadas ao Centro de Parto Normal, que tem como objetivo o incentivo ao nascimento por parto natural, e as aulas de shantala com os bebês de até dois anos.  A técnica, que consiste em massagens que acalma o bebê e reforça o vínculo afetivo, tem tido uma grande adesão dos pais


 


TESTES
Ao nascerem, as crianças são submetidas aos testes da orelhinha e do pezinho, nos tempos corretos para um diagnóstico preciso. “A equipe técnica da Sesau atua nessa consultoria de avaliação de como os protocolos médicos vem sendo executados, procurando garantir melhor atendimento ao usuário e aperfeiçoar o trabalho dos gestores municipais”, disse Alessandra Viana, coordenadora do Núcleo para primeira infância da Sesau.


 Outra ação encaminhada durante a visita técnica da equipe da Sesau foi a avaliação arquitetônica do Centro de Parto Normal, que deverá passar por uma reforma para se adequar aos padrões hospitalares assistência ao pré-parto, parto e pós-parto (PPP). “Buscamos esse apoio do Estado porque sabemos que eles possuem uma equipe técnica especializada em projetos hospitalares”, afirmou a Ângela Vanessa, secretária de Saúde de São José da Laje.   


 Apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento integral na primeira infância é uma das missões do CRIA. Seja nas áreas de saúde, educação ou assistência social, o programa Criança Alagoana trabalha para implantar e dar suporte as boas práticas de cuidados com gestantes e crianças alagoanas. 


 


 

FONTE: agenciaalagoas.al.gov.br

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium