Sexta, 14 de dezembro de 2018
82991319220

23º

Min 20º Max 28º

Parcialmente nublado

Uniao Dos Palmares - AL

às 20:00
Política

16/11/2018 às 19h52

52

Profº Nicanor

União dos Palmares / AL

União dos Palmares perderá 05 médicos cubanos.
Médicos cubanos deixarão Estado de Alagoas.
União dos Palmares perderá 05 médicos cubanos.
jpg

Com o anúncio feito pelo governo de Cuba de que o pais está saindo do programa Mais Médicos, criado pelo governo Brasileiro durante o mandato da então presidente Dilma Roussef, a preocupação agora é como será feito o atendimento nos lugares mais remotos do Brasil, antes atendidos pelos médicos cubanos.


Ao todo, mais de oito mil médicos estavam exercendo a profissão no país depois do acordo firmado entre os dois países.


A decisão foi anunciada depois de o presidente eleito, Jair Bolsonaro, ter dito que pretende modificar os termos do acordo.


No município de União dos Palmares que tem aproximadamente 70 mil habitantes,  5 médicos cubanos  prestam atendimentos a população Palmarina e deverão deixar a cidade.


No município de Santana do Mundaú, o atendimento também será afetado. Com uma população de pouco mais de 10 mil habitantes, segundo o último senso feito pelo IBGE, em 2010, a cidade contava com a presença de uma médica cubana.


Ao todo, 132 médicos Cubanos devem fazer as malas e deixar Alagoas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), os médicos atuavam em 70 cidades alagoanas, principalmente nas regiões do Agreste e Sertão nas mais diversas especialidades.


O programa Mais Médicos foi criado no dia oito de Julho de 2013 com o objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil.


Segundo o Ministério da Saúde, será feito um edital de convocação para médicos interessados nas vagas deixadas pelos cubanos e será dado prioridade aos  candidatos brasileiros formados no Brasil e, depois, para os formados no exterior.


A previsão é que os médicos continuem atuando no Brasil até Dezembro deste ano. (Br104)

FONTE: BR 104

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium