Modelo de 8 toneladas 'furou' a fila do Volkswagen e-Delivery, que só chega no fim de 2020. Ele pode rodar até 250 km, e cada recarga custa R$ 50.
Caminhões elétricos nas grandes cidades serão realidade antes de carros elétricos. Não trata-se de achismo, mas a certeza de muita gente na indústria.
Uma dessas pessoas é Sergio Habib, responsável pela Jac Motors no Brasil.
A empresa, aliás, mudou seu foco no país algumas vezes – de carros populares importados, para a produção nacional, depois para SUVs, e, agora, finalmente para veículos elétricos.
A aposta é, na mesma medida, ousada e promissora. Além dos três automóveis elétricos, a chinesa vai completar a linha com uma picape e um caminhão, este último, o primeiro do tipo no Brasil
O G1 conheceu, com exclusividade, o iEV 1200T, caminhão com capacidade para 8 toneladas que começa a ser entregue aos clientes em junho, mas já está à venda por R$ 305 mil.
5 fatos importantes sobre o 1º caminhão elétrico à venda no Brasil
· ele pode rodar 250 km com uma recarga, que custa, em média, R$ 50
· o preço, de R$ 305 mil, é, em média, R$ 120 mil mais alto do que rivais a diesel
· sua proposta é de fazer entregas urbanas, rodando cerca de 100 km por dia
· nesse caso, o investimento extra deve se pagar em 6 anos
· a idade média da frota de caminhões leves é de 13,9 anos
Suas baterias de 97 kWh garantem autonomia para rodar até 250 km com uma carga. Já o motor elétrico, posicionado abaixo da cabine, entrega 176 cavalos e 122 kgfm. A potência até fica próxima de um similar a diesel, mas o torque é praticamente o dobro.
Só que 750 kg da capacidade de carga são “roubados” pelas baterias. Por isso, o caminhão, que originalmente levaria 7 toneladas, chega ao peso bruto total (PBT) de 8 toneladas, sendo classificado como modelo leve.
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