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Semed de União dos Palmares debateu o lúdico em sala de aula.

Formação Continuada fala sobre Ludicidade aos professores do Ensino Infantil

17/08/2021 12h32 Atualizada há 1 mês
Por: Profº Nicanor Fonte: Nicanor-Ascom
Arquivo-Folha Serrana
Arquivo-Folha Serrana

Começou ontem,16, a semana de Formação Continuada para os professores da Educação Infantil, feita pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares. A professora Aparecida Ambrósio (Cidinha) comandou a formação.

Após passar alguns slides, falar sobre o tema, Cidinha trocou algumas informações com os professores, fazendo diversas perguntas para que o professor manifestasse sua opinião sobre o tema da formação. Por exemplo :

O que se entende por Ludicidade? Como trabalhar o aspecto lúdico em sala de aula? Qual a importância de trabalhar o aspecto lúdico com nossas crianças?

As crianças gostam de historinhas. Cada aluno tem seu modo de vida, seus costumes, sua vivência, mas todos gostam de ouvir historinhas, daí a importância de trabalhar o aspecto lúdico.

Mas o que se entende por Ludicidade. O que é aspecto lúdico?

Ludicidade vem de Lúdus, palavra que surgiu na Idade Antiga, no Império Romano e que cresceu na Idade Média, e significa brincar, significa jogar, significa jogos.

A professora Aparecida Ambrósio ( Cidinha ) uma das coordenadoras do Departamento Pedagógico, deu um show nesta formação pois parecia que ela estava brincando, visto que ela falava brincando, representando na frente dos professores que ficavam de olhos arregalados com a facilidade de Cidinha de representar, imitar artistas imitando personagens de histórias infantis.

E a Diretora de Ensino, Mônica Andrade, sentadinha, observando sua técnica do Departamento Pedagógico, falar, brincar e convencer que estava falando a verdade sobre o tema e que a formação estava caminhando bem dentro do que estava programado.

Aparecida Ambrósio(Cidinha) lembrou que no Brasil a Ludicidade só passou a ter espaço na educação de crianças a partir de 1920 quando o escritor Monteiro Lobato conseguiu colocar sua obra fantástica, seu livro falando sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo. Depois outras obras passaram a integrar o currículo escolar infantil e de outros autores também.

Ludicidade então já sabemos que significa jogos e cada jogo tem sua regra, existe um vencedor e um perdedor e o resultado depende de muito treino, organização, insistência, acreditar. A professora Cidinha enfatizou que para dar certo tem que ter afetividade, respeito e que o conjunto da obra deve ser considerado como Intenções Metodológicas.

Tornar as aulas mais divertidas e prazerosas no processo de ensino-aprendizagem, implica assumir uma postura, uma mudança interna e externa que promova transformações cognitivas e afetivas, rompendo assim com padrões tradicionais já instituídos e internalizados.

Não se trata apenas de brincar por brincar. Para isso a criança não precisa da escola ou do professor. Ludicidade é, portanto, uma postura assumida por professores e alunos, com o intuito de proporcionar bem-estar físico e cognitivo, novas experiências através da troca de vivencia e identidades, propondo aos alunos momentos de espontaneidade, criatividade e liberdade que promove o desenvolvimento pessoal, social e cultural além da construção de novos conhecimentos. O primeiro dia de formação continuada para os professores da educação infantil foi uma verdadeira aula de encantamento.

É importante frisar que esse momento sensacional, foi possível acontecer graças as duas técnicas do Setor Pedagógico, responsáveis pela Educação Infantil, que são Patrícia e Marcely. Elas programaram esse momento. Organizaram tudo e tudo saiu muito bom. Parabéns para Patrícia e Marcely, parabéns para Mônica na função de Diretora de Ensino e parabéns para a Secretária de Educação, a educadora Madalena da Silva, que dá todo o apoio ao Departamento Pedagógico para que esses momento possam ser realizados.

 

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