Segunda, 20 de Setembro de 2021 14:02
82991319220
Educação Educação

Semed União dos Palmares realiza formação para Avaliação de Fluência em Leitura.

Semed faz testes para avaliação do desempenho dos alunos em leitura.

30/08/2021 18h25 Atualizada há 3 semanas
Por: Profº Nicanor Fonte: Semed-Ascom
Semed-Ascom
Semed-Ascom

O objetivo do encontro foi preparar os PROFESSORES-APLICADORES para realizarem a aplicação da avaliação de Fluência nas escolas. Essa avaliação pretende verificar o desenvolvimento da leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

A novidade da Avaliação de Fluência em Leitura é o aplicativo CAED.DIGITAL, que grava todo o trabalho entre o aplicador e o aluno. O material está na plataforma PARC.CAEDDIGITAL, onde o diretor da escola imprime os cadernos e entrega ao articulador da escola, que repassa ao professor-aplicador. São cadernos de testes do professor-aplicador e do aluno.

 O teste da fluência, que é o objetivo da avaliação, via aplicativo, é individual, em sala separada, diferente da sala de aula do aluno. Nesta sala, indicada e preparada pela gestão da escola, ficam apenas o professor-aplicador e os alunos, devendo ser um lugar calmo e tranquilo. O teste é aplicado com a utilização de três instrumentos diferentes: leituras de palavras do dicionário, leitura de pseudopalavras, ou seja, palavras inventadas e leitura do texto. Para cada um desses instrumentos o aluno terá 62 segundos para realizar.

O professor-aplicador não pode interferir nas respostas nem emitir sons durante as gravações. A voz do aluno com as respostas fica gravada e o próprio aplicativo, depois, é quem faz a sincronização dos áudios para avaliação. Após a aplicação dos três instrumentos, há ainda uma outra novidade que é a interpretação do texto lido. O professor apenas informa ao aplicativo se o aluno respondeu as perguntas relacionadas ao texto ou não respondeu. No aplicativo é possível também informar se o aluno está AUSENTE ou se foi TRANSFERIDO.

A formação foi realizada hoje,30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, pelos professores Márcio Roberto e Ana Cláudia (Articuladores do Programa Escola 10) com apoio da professora Gersiana (Articuladora de Avaliação da SEMED) e do professor Oziel, e acompanhamento da Diretora de Ensino, Mônica Andrade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias