Segunda, 20 de Setembro de 2021 14:35
82991319220
Política Política

Bolsonaro fez discurso ameaçador em Brasília

Presidente continua preocupado em atacar o STF.

07/09/2021 12h56
Por: Profº Nicanor Fonte: jornaldebrasilia
@reprodução
@reprodução

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) receberam como ameaça o discurso que o presidente Jair Bolsonaro proferiu na manifestação de hoje em Brasília. Para seus apoiadores, o mandatário disse: "Ou o chefe desse Poder (Judiciário) enquadra os seus, ou esse Poder pode sofrer aquilo que não queremos". O fim da frase foi misterioso. Não se sabe ao certo qual seria a consequência. Mas, para integrantes da Corte, o recado foi claro no sentido de que boa coisa não é.

Os ministros estão atentos aguardando como será o discurso de Bolsonaro em São Paulo, previsto para as 16h. Depois disso, o presidente do STF, Luiz Fux, vai conversar com seus colegas para avaliar o cenário. "Vamos esperar São Paulo para ter uma avaliação completa", disse um ministro.

Não será feita uma reunião com todos os ministros, mesmo porque eles estão em locais diferentes. A ideia é debater com cada um quais providências a Corte pode (ou não) tomar a partir dos atos de hoje. Será discutido, por exemplo, se a fala de Bolsonaro é passível de ser investigada, ou se é o caso de dar uma resposta institucional - ou, ainda, se o momento é de silêncio, para não atiçar ainda mais os ânimos golpistas.

Apesar da gravidade da fala de Bolsonaro, os ministros do Supremo continuam não acreditando em golpe ou ruptura institucional. Para eles, o presidente não tem apoio - nem no próprio governo, nem entre os militares - para levar esse suposto plano adiante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias