Faustão passou por uma cirurgia de transplante de coração na tarde deste domingo, 27. De acordo com o Ministério da Saúde, o apresentador foi priorizado “em razão de seu estado grave de saúde, ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento”.
A pasta ressalta que a lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. A estrutura é gerenciada pelo próprio ministério.
“Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica.”
A operação, que durou 2h30, foi realizada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Fausto Silva está internado desde 5 de agosto com um quadro de insuficiência cardíaca.
“O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”, afirma o hospital em nota divulgada.
Segundo o Albert Einstein, a cirurgia foi realizada com sucesso e Faustão permanece na UTI.
Mín. 20° Máx. 33°