As ruas do Sítio Histórico de Olinda foram preenchidas por devoção nesta Sexta-Feira Santa. Dando continuidade aos ritos da Semana Santa, foi realizada a Procissão do Senhor Morto. Por volta das 17h, fiéis saíram da Catedral da Sé rumo à Igreja de São Francisco, em um cortejo silencioso em memória da crucificação de Jesus. Foi a primeira participação de Dom Paulo Jackson na cerimônia como arcebispo de Olinda e Recife, posto que assumiu em agosto de 2023.
No meio de centenas de devotos, quatro andores chamavam a atenção. O primeiro, que abria o cortejo, trazia a imagem do corpo de Jesus falecido, seguido pelas representações de Maria, mãe de Jesus, o apóstolo João e Maria Madalena. Ao longo do trajeto, foram organizadas estações para relembrar as quedas de Cristo durante o caminho até o Calvário. Nas pausas eram feitas leituras e reflexões bíblicas.
O jovem casal Marcos e Maria Clara, ambos de 20 anos, compareceu à Catedral da Sé para agradecer a Jesus pelo sacrifício, além de celebrar sua união. "O Senhor é o sentido de tudo em nossas vidas. Também é o sentido do nosso relacionamento. Na cruz, a gente encontra sentido para tudo aquilo que a gente vive no mundo", comentou Maria.
A Procissão do Senhor Morto é apenas uma das cerimônias da Igreja Católica na Sexta-Feira Santa. Antes, às 15h, Dom Paulo Jackson presidiu o rito de Adoração à Cruz, no qual os fiéis beijam e adoram o Cristo Cruficado. O momento, bastante solene, não é chamado de missa porque não há consagração do pão e do vinho – portanto, não se celebra a Eucaristia. Mas o povo comunga as hóstias que foram consagradas no dia anterior.
Amanhã, no Sábado Santo (30), dom Paulo Jackson celebra a Vigília Pascal às 18h, também na Catedral da Sé. No pátio externo da catedral, uma fogueira é montada.O fogo é abençoado e acende-se o Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo.
Mín. 21° Máx. 32°