O vice-prefeito de Eldorado do Sul (RS), Ricardo Alves Santos, revelou que o município segue em situação crítica em decorrência das enchentes históricas que atingiram a cidade, causadas pelas fortes chuvas em todo o estado do Rio Grande do Sul.
Em entrevista ao Jornal da CBN, o vice-prefeito afirmou que a cidade ainda está alagada devido à cheia do rio Jacuí, e que a orientação é que as pessoas saiam do município - que não tem mais água, luz ou comida.
Embora as chuvas continuem, ainda estão sendo realizados resgates com o auxílio de barcos.
'A orientação ainda é para sair, porque a cidade está sem energia, está sem telefonia e a água está precária, sem fornecimento. Então, a orientação ainda é sair, porque a gente tem medo de saques também, no caso, de violência, porque as pessoas estão muito expostas e não tem alimentos para vender na cidade', disse.
Os eldoradense resgatados estão sendo levados para cidades da região, onde recebem assistência humanitária.
Apesar de estar sendo gradualmente restabelecido, o acesso ao município continua precário. Segundo Santos, a administração tem estudado medidas de longo prazo para evitar futuras tragédias.
Os temporais que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) causaram 136 mortes, segundo o boletim da Defesa Civil divulgado por volta das 9h deste sábado (11). Neste momento, não há mais óbitos em investigação, e o número de de desaparecidos se mantém 141. No total, são 1.951.402 de pessoas afetadas.
Mín. 20° Máx. 33°