Herdeiro do Rei João VI, de Portugal, Dom Pedro I teve de aprender a lidar com diversos tipos de responsabilidade quando ainda era muito jovem. Aos 9 anos, por exemplo, ele assistiu seu país ser invadido pelas tropas de Napoleão e, logo em seguida, acompanhou a insana saga da Família Imperial até o Rio de Janeiro.
Uma vez na Cidade Maravilhosa, aprendeu a ler e escrever em português, latim e francês. Conseguia, inclusive, compreender o inglês e o alemão. Diplomático e astuto, casou-se com Leopoldina em 1817 e, aos 24 anos, assumiu como Imperador do Brasil.
Nos anos seguintes, Pedro I foi protagonista de diversos episódios marcantes na história brasileira, como grito da independência, em 1822. Seu governo, no entanto, acabou quando o imperador abdicou ao trono, em abril de 1831.
Enquanto lutava no conflito, a saúde de ferro do ex-imperador decaiu de uma forma nunca vista antes. Tão destrutiva por dentro quanto foi por fora, a guerra deteriorou a imunidade de Dom Pedro I e, de repente, ele se viu vítima da tuberculose, em 1834.
O ex-imperador brasileiro morreu em 24 de setembro de 1834. Deixou seus filhos e sua esposa para trás e, conforme pedido, teve seu coração sepultado na Igreja da Lapa, no Porto. O cadáver, por sua vez, foi enterrado em Lisboa.
Mín. 19° Máx. 28°