Apesar de, no calendário, as datas serem próximas (7 de setembro e 15 de novembro), os dois movimentos históricos do Brasil buscaram objetivos diferentes.
A Independência do Brasil aconteceu quando D. Pedro I, em 1822, declarou que o Brasil não pertenceria mais a Portugal, se tornando uma nação livre, sem amarras com o país europeu.
Já a Proclamação da República foi a virada no modo de governo que comandava o Brasil já independente, no qual deixou de ser uma monarquia — poder absoluto a uma pessoa, com cargo passado como herança — para uma federação — escolha por meio de voto popular quem comanda o país, sem herança sanguínea. No dia 15 de novembro, o marechal Deodoro da Fonseca e as tropas foram até o quartel-general localizado no Campo do Santana, Rio de Janeiro, exigir a demissão do Visconde de Ouro Preto da presidência do gabinete ministerial. O visconde se demitiu e foi preso por ordem do marechal. Um governo provisório foi formado e Deodoro da Fonseca foi nomeado como o primeiro presidente da história do Brasil.
Mín. 20° Máx. 33°