A Avenida Paulista, em São Paulo, foi palco de um ato em defesa da proposta de emenda à Constituição ( PEC ) que busca acabar com a escala 6x1. A manifestação ocorreu na manhã desta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República , reunindo movimentos sociais e parlamentares que apoiam a medida. Além de São Paulo, outras capitais do Brasil também registraram manifestações, foram o caso de Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e São Luís (MA).
A proposta é de autoria da deputada federal Erika Hilton ( PSOL-SP ) e tem como principal objetivo reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais. O ato teve início por volta das 9h, próximo à Avenida Brigadeiro Luís Antônio, e contou com o apoio de parlamentares como a deputada estadual Silvia Ferraro ( PSOL ) e o deputado federal Guilherme Boulos ( PSOL - SP ).
Reivindicações estampadas nos cartazes
Os manifestantes seguravam cartazes com frases como:
- "Fim da escala 6x1! Redução da jornada, sem redução de salários e direitos, para que todos trabalhem";
- "Por causa da escala 6x1 não temos lazer";
A proposta ganhou destaque nas redes sociais recentemente, com apoio de diversos movimentos sociais que buscam mudanças nas condições de trabalho.
Nos últimos seis meses, Erika Hilton tem recolhido assinaturas para viabilizar o protocolo da PEC na Câmara dos Deputados. Até quarta-feira (13), a proposta já havia alcançado 216 assinaturas — superando o mínimo de 171 exigido.
Mín. 20° Máx. 33°