Os filtros de realidade aumentada (AR) criados por usuários não estarão mais disponíveis no Instagram e no Facebook a partir desta terça-feira. A decisão impacta mais de 2 milhões de efeitos desenvolvidos por terceiros, incluindo filtros de beleza e publicitários criados por marcas, que deixarão de ser acessíveis nas plataformas da Meta.
A mudança ocorre devido ao encerramento da plataforma Meta Spark, que permitia a criadores independentes desenvolver e publicar efeitos usados publicamente. Essa ferramenta contava com cerca de 600 mil desenvolvedores espalhados por 190 países, segundo a Meta.
Com o fim da Meta Spark, apenas os filtros próprios da companhia continuarão disponíveis no Instagram e Facebook. Até o final de 2023, a Meta havia desenvolvido aproximadamente 160 filtros próprios, que seguem acessíveis para os usuários.
O que a Meta alega
A decisão da Meta foi comunicada em agosto do ano passado. De acordo com a companhia, a decisão é parte de uma estratégia para concentrar investimentos em outras prioridades, como o desenvolvimento de óculos de realidade aumentada.
A empresa, nos últimos dois anos, têm ampliado a aposta em tecnologias de computação (como o óculos inteligente da Ray-ban e o Quest), além de investir na expansão da inteligência artificial em todas suas plataformas, incluindo o WhatsApp.