Neste domingo (2), o Homem da Meia-Noite, ícone do carnaval pernambucano, inicia as celebrações de seus 93 anos com uma grande festa no Marco-Zero, no Recife, e promete arrastar foliões de todas as idades para as ruas da cidade.
O evento será uma verdadeira homenagem a essa lenda do frevo, que simboliza a energia, a cultura e a alegria que caracterizam o carnaval de Pernambuco.
A festa começa às 16h com a chegada do Calunga, que virá de catamarã pelo Rio Capibaribe, marcando o início de um cortejo que levará foliões e blocos tradicionais até o Paço do Frevo. Ao longo do trajeto, blocos como Líricos Batutas de São José, Bloco das Flores, Bloco da Saudade, Cordas e Retalhos, Bonde Bloco Carnavalesco e Flor da Lira estarão presentes, acompanhando essa grande celebração.
Às 17h, em frente ao Museu do Frevo, acontecerá a Apoteose do Frevo, com apresentações do cantor Getúlio Cavalcanti, o Coral Edgard Moraes e a Orquestra do Maestro Marco Cézar. Para encerrar com chave de ouro, a Orquestra Maestro Carlos se junta à folia no tradicional "Parabéns pra você" do Calunga, com direito a muito frevo rasgado e animação para todos os presentes.
O Museu do Frevo estará aberto para visitação até as 14h, com última entrada às 13h30, antes do grande evento.
O Homem da Meia-Noite é um tradicional bloco carnavalesco de Olinda, fundado em 1931 por Luciano Anacleto de Queiroz e outros integrantes, sendo um dos mais antigos do Sítio Histórico da cidade de Olinda. Conhecido por seu icônico boneco gigante, o Calunga, o bloco desfila no sábado de Carnaval, à meia-noite, e é reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Pernambuco desde 2006.