Segunda, 20 de Outubro de 2025
19°C 33°C
União dos Palmares, AL
Publicidade

Casa do Cel. Presciliano Sarmento

Casarão do Sítio Gordo

Por: Profº Nicanor Fonte: redação
19/04/2025 às 13h30 Atualizada em 19/04/2025 às 23h31
Casa do Cel. Presciliano Sarmento
arquivo

O coronel Presciliano Sarmento, nasceu em 12.10.1841 e faleceu em 18.09.1923, com 82 anos. Foi intendente de União dos Palmares, e foi Senador por Alagoas.

 Morava nessa casa grande, bonita, estilo colonial da época, na fazenda gordo, perto do sítio Serra Preta, zona rural de União dos Palmares, adquirida dos familiares de Domingos de Pino, 1º proprietário da casa.

 Em sua homenagem existe a Rua Cel. Presciliano Sarmento no centro de União dos Palmares, saindo da AABB indo até a Vila Kennedy.

 O Cel. Presciliano era filho legítimo do Padre Jose Tavares de Mendonça Sarmento, o primeiro padre de Unia o dos Palmares. Relatos dizem que esta casa possui mais de 285 anos, tendo sido inclusive, moradia do colonizador Domingos Jose de Pino, responsável, segundo a tradição, por ter trazido a imagem de Santa Maria Madalena para União dos Palmares.

Quando a casa foi construí da pelo Domingos de Pino, em mais ou menos 1740, existia um pequeno cômodo nos fundos da casa onde ele colocou a imagem de Santa Maria Madalena vinda de Portugal, e fez ali seu oratório.

 A foto do lado é do local onde Domingos de Pino colocou a imagem de Santa Maria Madalena. (na cozinha da casa).

 A partir daí foi criada a história da primeira igreja a ser construída e passaram a mudar o nome do local de Macacos para Vila de Santa Maria Madalena.

 Quando a casa foi comprada pelo cel. Presciliano Sarmento, ele passou a utilizar esse pequeno compartimento onde estava a santa, como sala de castigo para empregados rebeldes e escravos, que ficavam pendurados.

 No quintal, ao lado da casa ele construiu uma igreja pequena, muito bonita que rapidamente passou a ser muito procurada para orações, missas e promessas do povo da região.

 Nessa igreja estão enterrados os corpos do cel. Presciliano Sarmento, da esposa dele, dona Laurinda Coelho Sarmento e mais alguns familiares, como Nelson de Azevedo Souza e outros.

 Essa casa faz parte da história de União dos Palmares. Merece ser tombada como Patrimônio Histórico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias