Segunda, 20 de Outubro de 2025
19°C 33°C
União dos Palmares, AL
Publicidade

Cantora Preta Gil faleceu neste domingo

Preta Gil faleceu de câncer colorretal

Por: Profº Nicanor Fonte: ig
20/07/2025 às 22h02 Atualizada em 23/07/2025 às 22h53
Cantora Preta Gil faleceu neste domingo
reprodução

cantora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, após dois anos de tratamento contra um câncer colorretal.

diagnóstico foi anunciado publicamente em janeiro de 2023, quando a artista foi internada com desconfortos intestinais e sangramento. Exames detectaram um adenocarcinoma na porção final do intestino.

Logo após o diagnóstico, Preta iniciou sessões de quimioterapia e radioterapia.

Durante o tratamento, em março de 2023, ela foi internada na UTI com sepse, quadro de infecção generalizada que representou risco à vida.

Em agosto de 2023, passou por cirurgia para retirada do tumor e teve o reto amputado. Iniciou o uso de uma bolsa de ileostomia.

No fim do mesmo ano, após cirurgia de reconstrução do trato intestinal, retirou a bolsa e iniciou fisioterapia para reaprender funções fisiológicas.

Em dezembro, anunciou a remissão da doença, com recomendação médica de acompanhamento por cinco anos.

Em agosto de 2024, exames indicaram retorno do câncer, com metástase em dois linfonodos, no peritônio e no ureter.

A cantora iniciou novo ciclo de quimioterapia, passando a usar uma bomba portátil a partir de setembro daquele ano. Em novembro, uma obstrução no cateter levou a uma cirurgia de emergência.

Diante da progressão da doença e esgotadas as alternativas no Brasil, Preta viajou aos Estados Unidos em dezembro de 2024.

Nos meses seguintes, passou por quimioterapia e por uma cirurgia com duração de 18 a 21 horas para remoção de múltiplos tumores. A internação durou cerca de dois meses.

Durante todo o processo, Preta Gil relatou publicamente as etapas do tratamento.

Em sua última fase de vida, a doença atingiu estágio refratário, sem resposta aos medicamentos disponíveis. Ela morreu nos Estados Unidos, onde estava em busca de terapias experimentais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias