Domingo, 02 de Novembro de 2025
19°C 31°C
União dos Palmares, AL
Publicidade

Barão de Mauá: O maior empresário do Brasil Império

Barão de Mauá um dos mais ricos do Brasil Império

Por: Profº Nicanor Fonte: instagran
21/10/2025 às 23h29 Atualizada em 26/10/2025 às 23h09
Barão de Mauá: O maior empresário do Brasil Império
reprodução

Irineu Evangelista de Souza, (1813-1889) o Visconde Mauá começou sua vida profissional, em 1825, aos doze anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, trabalhando como caixeiro para um negociante português de nome João Rodrigues Pereira de Almeida.

Quando em 1846, resolveu iniciar nova carreira de impulsionador da Indústria, Irineu possuía uma larga experiência comercial e financeira, além da firma criada por ocasião de sua primeira viagem à Inglaterra, seis anos antes.

 

A Partir da decada de 1850 abre várias frentes de desenvolvimento no país:

O projeto de iluminação a gás na cidade do Rio de Janeiro (1854) através da Cia de Iluminação a Gás, substituindo o óleo de baleia.

A organização da Cia de Navegação no Amazonas (1852), onde esperava integrar a vastíssima floresta ao restante do país.

O estabelecimento da companhia de bondes do Rio de Janeiro (1862). Estrada de Ferro de Recife a S. Francisco, Companhia Diques Flutuantes e Companhia de Curtumes Estrada de Ferro de Antonina a Curitiba Montes Áureos Brazilian Gold Mining Co.

A construção da primeira ferrovia no país, a Estrada de Ferro Rio-Petrópolis (1854). Este feito lhe rendeu o título de Barão de Mauá.

A participação na construção da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Abastecimento de água à capital do Império. O assentamento do cabo telegráfico submarino entre Brasil e Portugal (1874). Foi este projeto que lhe rendeu o título de Visconde de Mauá.

O Estabelecimento da Fundição e Estaleiros da Ponta d'Areia foi uma das primeiras indústrias de construção naval do Brasil

O emblema heráldico do novo nobre exibia um motor a vapor no topo de seu brasão, com um navio a vapor abaixo.

O Emblema faz referência ao Estabelecimento dos Estaleiros da Ponta d'Areia, uma das primeiras indústrias de construção naval do Brasil em 1844 e a Primeira Estrada de Ferro em 1854, todas iniciativas de Irineu.

Francisco Pereira Passos dirá, em 1880, sobre o acontecimento: “esta estrada de Mauá deve ser para os brasileiros uma empresa venerada, ela simboliza o alfa da nossa viação férrea."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias