
Hoje celebramos os 109 anos de nascimento de Maria Mariá de Castro Sarmento, (16 DE JUNHO DE 1917 )uma das personalidades mais marcantes da história de União dos Palmares. Educadora, jornalista, folclorista, historiadora e defensora incansável da cultura, Mariá dedicou sua vida ao conhecimento, à preservação da memória e ao desenvolvimento de sua terra natal.
À frente de seu tempo, rompeu barreiras impostas às mulheres de sua geração, enfrentando preconceitos com coragem, inteligência e independência. Como professora, formou gerações; como ativista cultural, lutou pela preservação da Serra da Barriga, da história palmarina e de suas tradições. Sua casa transformou-se em um verdadeiro museu, guardando preciosidades que contam a trajetória de um povo.
Dona de uma personalidade forte e apaixonada por União dos Palmares, Maria Mariá tornou-se símbolo de resistência, liberdade e amor à cultura. Seu legado permanece vivo nas páginas da história, nas lembranças de quem a conheceu e no patrimônio que ajudou a preservar.
Aos 109 anos de seu nascimento, rendemos nossa gratidão e reverência à mulher que fez de sua vida uma missão em defesa da educação, da cultura e da identidade palmarina. Maria Mariá permanece eterna na memória de sua gente.