Domingo, 22 de Maio de 2022
23°

Pancada de chuva

União dos Palmares - AL

Cultura Cultura

Setor turístico reprova repassar Fernando de Noronha ao Governo Federal.

Especialistas do setor vetam repasse ao governo federal.

03/04/2022 às 11h24
Por: Profº Nicanor Fonte: uol
Compartilhe:
reprodução
reprodução

Uma semana após a ação proposta pelo governo federal no STF (Supremo Tribunal Federal), o trade turístico pernambucano está unânime em rechaçar a ideia de tirar o arquipélago de Fernando de Noronha da gestão estadual. Apesar de cobrar ações do governo local para melhorar a ilha, o setor acredita que tirar Noronha de Pernambuco seria um baque para o turismo local, que tem o arquipélago como um dos principais destinos.

A percepção do repúdio à ideia chegou, inclusive, aquele que seria o "pai da ideia", o ex-ministro do Turismo e candidato ao Senado por Pernambuco, Gilson Machado (PL). Ele vem sendo um dos defensores da ampliação do turismo no local, em detrimento às leis ambientais locais, mas fez um vídeo de recuo da ação, desdizendo inclusive os termos da ação —negando agora o interesse em federalizar Noronha (como pede o governo no STF.

Trade reprova federalizar Segundo apurou a coluna, não há apoio de nenhum setor do turismo de Pernambuco à ideia de federalizar Noronha. "De jeito nenhum! Sou pernambucano, temos que brigar para que não aconteça, ninguém quer tirar. Ninguém admite que saia do estado de Pernambuco. É uma pedra preciosa demais pra gente", diz Marcelo Waked, presidente da Abav-PE (Associação Brasileira de Agências de Viagem) e integrante dos Conselho de Turismo de Pernambuco e Câmara Setorial do Turismo. Segundo ele, desde que a ação foi proposta pelo governo federal, o setor tem debatido a ideia e garante que não viu, até aqui, ninguém apoiar a proposta.

"Passamos mais de uma semana debatendo isso, e todo mundo falou que não quer. É unânime. Se acontecer, foi uma falha muito grande do governo do estado", completa. Ao mesmo tempo, Marcelo admite que a gestão pernambucana da ilha pode melhorar. "As pessoas precisam saber o que está se fazendo na ilha. Acho que essa ação vem também para cobrar transparência", afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
União dos Palmares - AL Atualizado às 19h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 29°

Seg 30°C 21°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 22°C
Qui 29°C 22°C
Sex 30°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias