O McDonald's enganou consumidores ao vender o novo sanduíche McPicanha sem picanha, dizem especialistas ouvidos pelo UOL. O caso gerou polêmica depois de a página Coma Com os Olhos, que faz resenhas sobre lanches no Instagram, publicar que a linha de sanduíches McPicanha, recentemente relançada, não tinha mais picanha entre os ingredientes de seu hambúrguer.
A empresa admitiu que o sanduíche só tem "molho sabor picanha". Na noite de ontem, após a repercussão negativa, pediu desculpas "se o nome escolhido gerou dúvidas" e informou que vai retirar o sanduíche do cardápio.
'Rede não pode destacar uma coisa que não existe' O McDonald's adotou uma prática enganosa, segundo Mariana Gondo, advogada do programa de Alimentação Saudável do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Ela induz o consumidor a erro sobre uma característica que é essencial ao produto. A rede não pode destacar uma coisa que não existe. Mariana Gondo, advogada.
Para ela, a informação tem que ser clara, ostensiva e deve aparecer de forma transparente. "Não adianta a marca utilizar recursos de colocar textos em letras minúsculas para explicar. Ela precisa ser clara e consistente", afirma.
Para a advogada, neste caso, talvez seja necessário realizar uma contrapropaganda para esclarecer o consumidor. "A contrapropaganda deve obter o mesmo alcance que o comercial teve. Não pode ser muito menor nem ser em outro meio ou canal", diz.
O artigo 60 do Código de Defesa do Consumidor afirma que a "contrapropaganda será divulgada pelo responsável da mesma forma, frequência e dimensão e, preferencialmente no mesmo veículo, local, espaço e horário, de forma capaz de desfazer o malefício da publicidade enganosa ou abusiva".
Mín. 23° Máx. 29°