Com a chegada de d. João VI, rei de Portugal ao Brasil, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte, a família imperial se instalou no Rio de Janeiro e aumentou os impostos de todas as capitanias para bancar as despesas e regalias de todas as famílias portuguesas.
Insatisfeitos com o aumento dos impostos e liderados pelas ideias europeias e por estarem passando um crise na produção de açúcar e de algodão, os líderes da capitania de Pernambuco, se rebelaram contra a coroa portuguesa, em 06 de março de 1817, promoveram a Revolução Pernambucana e tornaram PE um país independente.
A revolução deu certo e Pernambuco se tornou um país independente. Imediatamente foi criada a bandeira de Pernambuco quem tinha 03 estrelas...que representavam PE, PB e RN, capitanias que apoiaram a Revolução Pernambucana.
O pais Pernambuco durou apenas 74 dias. D.João VI agiu com rapidez , mandou navios da Bahia e do RJ para bloquear o porto de Recife e enviou soldados para acabar com a revolução Pernambucana. As tropas de D.J VI receberam apoio do governo de Alagoas através do Ouvidor Batalha. Algumas pessoas foram assassinadas e outras foram presas.
D.João VI presentou o Ouvidor Batalha com a assinatura, meses depois, de um decreto separando Alagoas, de Pernambuco.