Quinta, 24 de Abril de 2025
20°C 32°C
União dos Palmares, AL
Publicidade

Bolsonaro defende tortura mas tem medo de ser preso

Agindo como “fora da lei”,com plano para matar Lula e Moraes, o ex-presidente teme julgamento

Por: Profº Nicanor Fonte: spdiario
17/03/2025 às 21h48 Atualizada em 28/03/2025 às 21h48
Bolsonaro defende tortura mas tem medo de ser preso
reprodução

A trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-DF) é marcada por uma contradição que agora é exposta: por décadas, ele enalteceu a ditadura militar e até defendeu a impunidade para torturadores.

 

Hoje, o mesmo Bolsonaro recorre ao Estado Democrático de Direito para impor lentidão ao seu “processo” e até para evitar eventual condenação por supostos crimes cometidos durante seu governo. Em entrevista a um canal de YouTube na última semana, Bolsonaro reclamou da "pressa injustificada" do STF em julgar seu caso, afirmando que "a lei vale para alguns, mas não para todos". 

 

A postura vai na contramão de suas declarações históricas. Em 2016, por exemplo, ele votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff, em nome de Carlos Alberto Ustra, oficial do Exército, considerado o maior torturador.

 

Em uma entrevista ao jornalista Jair Marchezini (falecido recentemente), disse que "o erro da ditadura foi torturar e não matar". Agora, sob a mira de processos que podem levar à inelegibilidade definitiva e prisão, Bolsonaro utiliza garantias constitucionais que seu próprio governo tentou enfraquecer, como a liberdade de expressão e o devido processo legal. 

 

Para estudiosos de autoritarismo, como a historiadora Heloisa Starling, a situação expõe a hipocrisia de líderes populistas. "Bolsonaro construiu sua imagem atacando as instituições, mas quando a mesa virou, ele se agarra a essas mesmas instituições para se proteger." É uma lição sobre a importância de preservar a democracia, mesmo para quem a despreza", analisa. Enquanto isso, organizações de direitos humanos pressionam por avanços nos casos de violação de direitos durante a pandemia, incluindo a omissão na compra de vacinas, que deixou mais de 700 mil mortos. 

 

FEITIÇO E FEITICEIRO

 

Em 2018, após o anúncio do resultado da eleição presidencial, quando venceu Fernando Haddad (PT), Jair Bolsonaro, em suposta chamada de voz a Lula, disse: “Se depender de mim, você (Lula) vai apodrecer na cadeia”. Hoje, cerca de 8 anos depois, o ex-presidente corre o risco de ir para a prisão.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias