Quinta, 24 de Abril de 2025
20°C 32°C
União dos Palmares, AL
Publicidade

Cão-robô mais próximo de um animal de verdade aprende e se adapta como humanos

Cresce o interesse por cães robôs

Por: Profº Nicanor Fonte: r7noticias
20/03/2025 às 21h00 Atualizada em 28/03/2025 às 21h44
Cão-robô mais próximo de um animal de verdade aprende e se adapta como humanos
reprodução

Uma startup de inteligência artificial baseada na Suécia informou na quarta-feira (20) que criou um protótipo de um cão-robô que aprende e se adapta como humano através de um sistema nervoso digital. A criação, apelidada de Luna, é uma das primeiras a utilizar ‘IA física autônoma’, podendo tomar decisões e ações em direção a objetivos específicos em vez de apenas executar tarefas específicas.

Como o protótipo é capaz de aprender como um cão de verdade, a empresa afirmou que irá contratar um treinador de cães para ensinar o robô a andar e interagir. A escolha por um tutor de animais é mais assertiva e simples do que integrar um modelo de IA generativa e vastos conjuntos de dados ao cão-robô, disse a startup sueca.

“O que construímos é o primeiro software que permite que qualquer máquina aprenda como humanos e animais. Não há pré-treinamento, nem simulações offline, nem um data center bilionário em segundo plano, mas há um sistema nervoso que permite que a máquina aprenda”, disse o CEO e cofundador da empresa, Viktor Luthman.

O empreendedor sueco também afirmou que os próximos passos da companhia serão em direção a exploração da robótica “em ambientes imprevisíveis”. Luthman não descarta a exploração espacial ou incursões em águas profundas como o novo cerne de pesquisa da startup.

“Máquinas inteligentes poderiam ser enviadas a Marte, por exemplo, para construir futuros habitats para pessoas, um ambiente onde os robôs não poderiam ser pré-treinados e precisariam ser capazes de resolver problemas conforme eles surgissem”, afirmou o CEO.

Criada na Universidade de Lund, na Suécia, em 2020, a IntuiCell é financiada pela Navigare Ventures da Suécia, pela SNÖ Ventures da Noruega e pela União Europeia.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias