Quinta, 24 de Abril de 2025
20°C 32°C
União dos Palmares, AL
Publicidade

Após 46 anos, mãe encontra gêmeas entregues a adoção na ditadura

Mãe encontra filhos que a Ditadura tomou

Por: Profº Nicanor Fonte: ig
24/03/2025 às 11h55 Atualizada em 06/04/2025 às 21h24
Após 46 anos, mãe encontra gêmeas entregues a adoção na ditadura
reprodução

María Soto, de 64 anos, viveu quase cinco décadas sem saber o paradeiro das filhas gêmeas, María Luisa e Valeska Jeannette, tiradas dela quando tinham apenas oito meses de idade. Agora, graças a um teste de DNA e à persistência de um neto, ela finalmente as reencontrou – mesmo que a distância ainda impeça o abraço que tanto deseja.

Em 1979, María, então com 18 anos, viu suas filhas serem levadas por uma assistente social enquanto estavam no programa "Gotita de Leche", destinado a crianças com baixo peso. Sem qualquer aviso ou processo legal, as meninas foram declaradas aptas para adoção e enviadas para a Itália durante o regime militar de Augusto Pinochet, no Chile.

Sem desistir, María juntou-se ao grupo "Crianças e Mães do Silêncio", que auxilia famílias vítimas de adoções forçadas no Chile. Em 2021, na esperança de um milagre, enviou seu DNA para um banco de dados internacional.

 Quatro anos depois, em março de 2025, recebeu uma mensagem inesperada no Facebook: um jovem italiano afirmava ser seu neto e havia encontrado compatibilidade genética com ela no MyHeritage.

"Minha mãe se chamava Valeska Toro. Ela e a irmã gêmea foram adotadas na Itália em 1979. Você as conhece?", dizia a mensagem. A confirmação veio rápido: as filhas de María estavam vivas e criadas por famílias diferentes na Itália.

Após 46 anos de silêncio, mãe e filhas se viram pela primeira vez em uma chamada de vídeo. Apesar da alegria, um obstáculo persiste: o custo da viagem da Itália para o Chile. María sonha em abraçar suas filhas e conhecer seus cinco netos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias