Quinta, 24 de Abril de 2025
20°C 32°C
União dos Palmares, AL
Publicidade

China pede para que os EUA parem com “chantagem” contra o Panamá

A China não vê lógica em os EUA querer tomar o Panamá

Por: Profº Nicanor Fonte: FolhaPE
08/04/2025 às 22h00 Atualizada em 13/04/2025 às 20h59
China pede para que os EUA parem com “chantagem” contra o Panamá
reprodução

A embaixada da China no Panamá pediu nesta terça-feira (8) aos Estados Unidos que parem com sua política de "chantagem" e "desapropriação" contra o país centro-americano, ao rejeitar a afirmação do chefe do Pentágono, Pete Hegseth, de que Pequim interfere na operação do canal interoceânico.

"A China nunca participou da gestão nem da operação do canal do Panamá, nem interferiu nos assuntos" da via, afirmou em comunicado a missão diplomática, que exortou Washington a abandonar a "chantagem" e "a desapropriação contra o Panamá".

 

A embaixada qualificou como "irresponsáveis e infundados" os comentários de Hegseth, que nesta terça-feira, no Panamá, declarou que o governo de Donald Trump "não permitirá" que a China "coloque em risco" a operação do canal.

O secretário de Defesa é o segundo alto funcionário americano a visitar o Panamá desde que Trump chegou à Casa Branca em janeiro e prometeu "recuperar" o canal construído pelos Estados Unidos, sob o argumento de que está sob influência da China.

Os Estados Unidos "orquestraram uma campanha sensacionalista da 'teoria da ameaça chinesa', numa tentativa de sabotar a cooperação" entre Pequim e Panamá, destacou a nota.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias