O prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes, ao lado do Secretário de Meio Ambiente, Claudionor Oliveira, participaram da comemoração dos 28 anos da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici, a maior APA terrestre de Alagoas. A área tem aproximadamente 1.328,33 km², e está localizada em dez municípios, sendo, União dos Palmares, São José da Laje, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias, Branquinha e Flexeiras .
O momento foi de grande importância, pois foi possível observar a fauna local e discutir a preservação ambiental como ação municipal e também para a promoção do turismo local.
“A serra da Barriga faz parte do APA de Murici e é uma região rica em fauna e flora, com aves vibrantes que sobrevoam as trilhas, espalhando sementes que renovam a floresta, que contribui para manter o ecossistema local. A Serra da Barriga é um dos nossos carros chefes no turismo, precisamos promover a educação ambiental e a preservação dessa área”, explica Júnior Menezes.
Ações do município
A pauta ambiental é prioridade na gestão de Júnior Menezes. A exemplo do Plano de Manejo para áreas ecológicas, no qual União dos Palmares foi pioneiro em começar. O Plano de Manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento ambiental e define regras claras para a utilização e preservação dos recursos naturais municipais, que no caso de União, é referente à Estação Ecológica Serra dos Frios.
A inclusão de União dos Palmares nessa lista representa um avanço significativo na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável da região, resultado de uma gestão comprometida com o meio ambiente, uma vez que essa etapa é de exclusividade e responsabilidade do município.
O secretário de Meio Ambiente, Claudionor Oliveira, destaca que a prefeitura tem dado total apoio à conservação da unidade ecológica, promovendo a harmonia entre a preservação ambiental e a vida econômica e social da comunidade. Ele explicou como o Plano de Manejo funciona na prática.
“O Plano de Manejo é desenvolvido a partir de estudos detalhados sobre o meio físico, biológico e social. É ele que define quais atividades serão permitidas, bem como seus locais e modos de execução. Por isso, os debates realizados nas oficinas com participação popular, associações comunitárias, universidades, ONGs, escolas locais e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) são essenciais para esclarecer e estabelecer limites claros e usos permitidos na área, algo que antes era pouco conhecido pela população", explica Claudionor Oliveira.