Sexta, 13 de Março de 2026
23°C 33°C
União dos Palmares, AL
Publicidade

Planeta em Perigo: Conflito entre Irã, EUA e Israel eleva riscos de armas nucleares

Risco de armas nucleares a qualquer momento

Por: Profº Nicanor Fonte: noticiasaominuto
09/03/2026 às 11h56 Atualizada em 10/03/2026 às 11h53
Planeta em Perigo: Conflito entre Irã, EUA e Israel eleva riscos de armas nucleares
reprodução

O recente conflito no Irã elevou as tensões internacionais e aumentou o risco de um confronto nuclear. Estados Unidos e Israel atacaram alvos iranianos em operação conjunta há cerca de uma semana, e o Irã respondeu atacando bases americanas na região do Golfo Pérsico. Este cenário intensificou a preocupação global sobre o desenvolvimento de armamentos nucleares pelo governo iraniano.

A ONU já impôs sanções ao Irã devido ao seu programa nuclear. Segundo Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, a ação foi motivada pela iminente capacidade do Irã em enriquecer urânio para produzir armas nucleares. Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, reforçou que não se deve permitir que Teerã desenvolva um arsenal atômico.

Existem atualmente cerca de 12.200 ogivas nucleares distribuídas em nove países: Estados Unidos, Rússia, China, Índia, Paquistão, Reino Unido, França, Israel e Coreia do Norte. Estudos indicam que todos esses países estão expandindo e modernizando seus arsenais atômicos, que possuem capacidade de extinguir a vida no planeta.

O aumento das tensões no Oriente Médio pode desencadear uma corrida armamentista regional. Sergei Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia, alertou sobre possíveis desdobramentos futuros envolvendo países como a Arábia Saudita, Egito e Turquia, que podem buscar desenvolver suas próprias capacidades nucleares em resposta às ações iranianas recentes.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias