Domingo, 22 de Maio de 2022
23°

Pancada de chuva

União dos Palmares - AL

Política Política

A Rússia pede apoio ao Ministro Paulo Guedes

A Rússia pede ajuda ao Brasil

15/04/2022 às 20h32
Por: Profº Nicanor Fonte: Folha de Alagoas
Compartilhe:
reprodução
reprodução

O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, enviou uma carta ao ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, solicitando “apoio do Brasil para evitar acusações políticas e tentativas de discriminação em instituições financeiras internacionais e fóruns multilaterais”.

O documento foi obtido pela agência de notícias Reuters. Oficialmente, a pasta disse não comentar o tema. Segundo a Reuters, a carta não fazia menção à guerra na Ucrânia e era datada de 30 de março. Ela teria sido retransmitida ao ministro brasileiro pelo embaixador da Rússia em Brasília na quarta-feira (13/4).

A ajuda brasileira seria prestada no Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e G20 para combater as sanções impostas pelo Ocidente devido à guerra na Ucrânia.

“Nos bastidores, o trabalho está em andamento no FMI e no Banco Mundial para limitar ou até expulsar a Rússia do processo de tomada de decisão”, escreveu Siluanov a Guedes.

“Como você sabe, a Rússia está passando por um período desafiador de turbulência econômica e financeira causada por sanções impostas pelos Estados Unidos e seus aliados”, disse o ministro russo.

Siluanov disse ainda que as sanções violam os princípios dos acordos de Bretton Woods, que criaram o FMI e o Banco Mundial.

“Consideramos que a atual crise causada por sanções econômicas sem precedentes impulsionadas pelos países do G7 pode ter consequências duradouras, a menos que tomemos uma ação conjunta para resolvê-la”, escreveu ele a Guedes.

A Reuters consultou o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia brasileiro, Erivaldo Gomes, que indicou que Brasília gostaria que a Rússia continuasse nas discussões em organismos multilaterais.

“Do ponto de vista do Brasil… manter o diálogo aberto é essencial”, disse. “Nossas pontes são os órgãos internacionais e nossa avaliação é que essas pontes precisam ser preservadas.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
União dos Palmares - AL Atualizado às 20h08 - Fonte: ClimaTempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 29°

Seg 30°C 21°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 22°C
Qui 29°C 22°C
Sex 30°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias