Quarta, 10 de Agosto de 2022
28°

Poucas nuvens

União dos Palmares - AL

Tecnologia Tecnologia

Alagoas poderá ter 5G nos próximos dois meses

5g aumenta velocidade da conexão em 100 vezes

06/07/2022 às 11h35 Atualizada em 06/07/2022 às 11h43
Por: Profº Nicanor Fonte: noticiciasr7.com
Compartilhe:
reprodução
reprodução

Capital é a primeira cidade do país a ter a tecnologia 5G standalone ativada; velocidade de conexão deve aumentar cem vezes

As empresas de telefonia já podem ativar a internet 5G no Distrito Federal. A autorização definitiva da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começa a valer nesta quarta-feira (6).

Brasília serve de piloto para os processos de liberação nas demais capitais por já contar com as condições operacionais necessárias, segundo a agência de telecomunicações. A cidade é a primeira do Brasil a liberar o sinal de 5G.

A tecnologia 5G standalone permite o tráfego de dados cem vezes mais rápido que o padrão 4G por utilizar um espectro de rádio mais abrangente, o que possibilita que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais. Além disso, a tecnologia favorece a uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real.

O 5G deve impulsionar vários setores, além do de telecomunicações. "Essa tecnologia facilita a distribuição das redes inteligentes — responsáveis por monitorar o tempo todo o sistema de geração, fornecimento e distribuição de energia elétrica no Brasil, desde indústrias até pequenos consumidores. É possível, com medidores inteligentes, monitorar os horários, o dimensionamento da rede, se houve queda, quando houve queda", explica Octavio Brasil, gerente da empresa CAS Tecnologia, que atua na área de energia.

 

Grupo de acompanhamento

Na Anatel, a implementação do 5G é supervisionada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, o Gaispi. A equipe é integrada por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, das empresas proponentes vencedoras dos lotes da faixa de 3,5 GHz, dos radiodifusores e das exploradoras de satélites.

O Gaispi criou uma "sala de guerra" na segunda-feira (4) para solucionar possíveis interferências causadas pela implementação da nova tecnologia. Uma delas é o fim do sinal de TV parabólica analógica. No DF, segundo a agência, há 3.341 antenas desse tipo. A Anatel fará a troca sem custo para os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).

Demais capitais

No início de junho, a Anatel adiou o prazo para a implantação do 5G nas capitais estaduais. A ativação das estações seria realizada em 31 de julho, mas acabou sendo postergada por 60 dias. Com isso, a tecnologia deve estar disponível para a população desses locais em 29 de setembro. Nas outas cidades que não são capitais de estado, o cronograma previsto será mantido, com implementação gradual até 2029.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
União dos Palmares - AL Atualizado às 11h18 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

Qui 31°C 19°C
Sex 30°C 20°C
Sáb 28°C 20°C
Dom 27°C 21°C
Seg 24°C 18°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias