Quarta, 10 de Agosto de 2022
28°

Poucas nuvens

União dos Palmares - AL

Internacional Internacional

Itália: presidente não aceita renúncia do primeiro-ministro do país

Primeiro-ministro italiano renuncia mas presidente não aceita

14/07/2022 às 18h33
Por: Profº Nicanor Fonte: uol
Compartilhe:
reprodução
reprodução

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, rejeitou o pedido de renúncia apresentado pelo premiê Mario Draghi nesta quinta-feira (14) .

O mandatário, por meio de nota oficial, determinou que o atual primeiro-ministro se dirija ao Parlamento para realizar comunicações para que seja "efetuada, na própria sede, uma análise da situação que ocorre após os resultados da votação realizada hoje no Senado da República".

Segundo os ministros que se reuniram com Draghi mais cedo, essa ida ao Parlamento deve ocorrer na próxima quarta-feira (20).

O anúncio da renúncia

O primeiro-ministro italiano anunciou que renunciará ao cargo nesta quinta-feira (14), após o boicote do partido populista Movimento 5 Estrelas (M5S) à votação de um pacote de ajudas financeiras contra a inflação no Senado.

A renúncia encerra um ano e cinco meses do governo de união nacional encabeçado pelo ex-presidente do Banco Central Europeu e joga o país em um cenário de incertezas, em meio aos efeitos políticos e financeiros da guerra na Ucrânia e à implantação de um plano multibilionário para impulsionar a economia no pós-pandemia.

"Gostaria de anunciar que entregarei nesta noite minha renúncia nas mãos do presidente da República. A votação de hoje no Parlamento é um fato muito significativo do ponto de vista político. A maioria de união nacional que apoiou este governo desde sua criação não existe mais. Terminou o pacto de confiança que estava na base da ação do governo", disse Draghi durante uma reunião do Conselho de Ministros.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
União dos Palmares - AL Atualizado às 11h18 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

Qui 31°C 19°C
Sex 30°C 20°C
Sáb 28°C 20°C
Dom 27°C 21°C
Seg 24°C 18°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias