Publicidade

ITA em Fortaleza e a produção de carros voadores no Ceará

O Estado do Ceará irá produzir carros voadores

03/08/2023 às 20h30 Atualizada em 04/08/2023 às 20h43
Por: Profº Nicanor Fonte: diariodonordeste
Compartilhe:
reprodução
reprodução

Na última quarta-feira (2), o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, anunciou que o estado negocia com empresa a instalação de uma fábrica de “carros voadores” ou eVTOL, do inglês.  

Ellectric vertical take-off and landing Vehicle (eVTOL) ou veículos elétricos de decolagem e pousos verticais são a próxima tendência mundial de mobilidade urbana no médio prazo.

Para distâncias médias de 100km, baterias elétricas serão a fonte (e única fonte) da energia que farão hélices girarem e sustentarem o peso desses “carros voadores”, levando até meia dúzia de passageiros e pilotos. 

Com eles, a promessa é de transporte de pessoas nessas curtas distâncias com bastante agilidade e segurança. Os veículos prometem operar com pouco espaço para decolagens e pousos, como um helicóptero, porém, mais otimizados, por serem de matriz elétrica, que possui mais rendimento que motores à combustão, e verdes, por não emitirem produtos das reações químicas para o ar, como gases estufa. Algo disruptivo e igualmente desafiante. 

Ademais, os eVTOLs prometem mais segurança por combinarem características de helicópteros e aviões de asa fixa, ou seja, possuem pousos e decolagens verticais e trazem (asas) tradicionais, o que permitirá que também possam planar. 

Os fabricantes desses veículos desejam inaugurar a era da mobilidade aérea avançada (AAM do inglês) ou mobilidade aérea urbana (UAM do inglês), algo como o carro voador dos Jetsons, família que vivia num futuro super tecnológico, ainda que no desenho animado de várias décadas atrás.  

Todas as empresas usam como motivação, escapar de avenidas engarrafadas com rapidez, para conectar pessoas rapidamente a suas famílias e a diferentes lugares. 

CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS

Algumas das empresas, inclusive, já possuem voos testes que impressionam pela manobrabilidade das máquinas e por tecnologias novas, como dezenas de hélices encapsuladas com naceles, como um motor a jato, só que com empuxo vetorado ou direcionado (força propulsora). 

É o caso da Lilium que combina superfícies de controle como ailerons e flaps que encapsulam os motores, conseguindo direcionar a exaustão de ar em várias direções distintas: para decolar, entrar em voo de cruzeiro, subir e descer, até pousar; é incrível e muito elegante o projeto

O Governo do Estado do Ceará está em tratativa com a empresa para fabricação do carro voador, com início previsto para 2025.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias