Donald Trump venceu as eleições dos Estados Unidos e assumirá novamente como presidente do país, após conquistar 277 delegados nesta quarta-feira (6), segundo projeção da Associated Press (AP). Esta é a primeira vez que os EUA elegem um presidente condenado judicialmente.
Além dos estados tradicionalmente republicanos, Trump conquistou o apoio de estados-pêndulo como a Carolina do Norte, a Geórgia e a Pensilvânia
A campanha de Trump foi marcada por polêmicas envolvendo questões judiciais. Em maio deste ano, o magnata foi condenado por fraude contábil em um processo relacionado a pagamentos à atriz pornô Stormy Daniels. A condenação, porém, não impediu Trump de chegar novamente à Casa Branca.
Além da condenação, que ainda não teve sua sentença proferida, Trump também passou por atentados durante a campanha. Em julho, o candidato sofreu um ataque enquanto discursava na Pensilvânia, e levou um tiro de raspão na orelha. Um apoiador e o atirador morreram no local. Em outras duas ocasiões posteriores, Trump teria sofrido tentativas de atentado.
Durante toda a campanha, o republicano recuperou pautas que o levaram à presidência em 2016, incluindo seu famoso slogan "Make America Great Again" ("Faça a América Grande De Novo"). Neste ano, um dos principais temas de sua campanha foi o combate à imigração - por diversas vezes, o empresário proferiu falas xenofóbicas contra imigrantes que vivem nos Estados Unidos.
Com pesquisas apontando empate, a disputa entre Trump e Kamala Harris foi bastante acirrada, com a rival apostando em pautas como o direito o aborto.
Agora, Trump retornará à presidência dos Estados Unidos em 2025 após ter perdido para o democrata Joe Biden em 2020. Na ocasião, Trump não aceitou a derrota e incentivou atos golpistas, que terminaram no ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Neste ano, havia o temor de que o episódio se repetisse, caso o republicano perdesse as eleições.
Mín. 20° Máx. 33°