Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que começaram a receber benefício após junho deste ano já podem consultar o valor do 13º salário. O pagamento será feito em parcela única, com o benefício de novembro, entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro.
Os demais já receberam o abono anual antecipadamente, em abril e maio, como tem ocorrido desde 2020. Serão beneficiadas 2.016.620 pessoas, com um total de R$ 1,5 bilhão.
Recebem primeiro os segurados com benefício com dígito final 1, que ganham até um salário mínimo vigente (R$ 1.412). Beneficiários com dígito final de 1 a 5 receberão o pagamento nos últimos 5 dias úteis de novembro.
Já os segurados de dígito final de 6 ao 9 e os com final 0 terão os pagamentos creditados juntos aos que recebem benefícios acima do salário mínimo, nos primeiros 5 dias úteis de dezembro. O calendário de pagamentos completo do INSS pode ser acompanhado no link calendário 2024.
Segundo o INSS, são 40,6 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais. Desse total, 6,3 milhões são assistenciais, e 34,3 milhões, previdenciários. O número de benefícios de até um salário mínimo é de 28,2 milhões. Os que ganham acima do piso nacional somam 12,3 milhões.
Os beneficiários do Rio Grande do Sul continuarão a receber o pagamento no primeiro dia do calendário enquanto durar o estado de calamidade pública na região.
Quem tem direito
O 13º é pago a aposentados, pensionistas e pessoas que receberem, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão – nesses casos, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.
Quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º proporcional. Porém, ele é pago com a última parcela do benefício e, por isso, a pessoa não recebe o valor extra com os demais beneficiários. Já quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada) ao idoso e à pessoa com deficiência não tem direito ao valor adicional.
O valor vem com o desconto de Imposto de Renda, previsto para aqueles que pagam o tributo.
É possível consultar o número do cartão do benefício no site e aplicativo Meu INSS, pelo serviço “extrato de pagamento”. Assim como pela central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Mín. 20° Máx. 33°