O homem que escalou a torre do relógio Big Ben, em Londres, com uma bandeira palestina e permaneceu no topo durante todo o dia foi detido ao descer no início da madrugada deste domingo (hora local). Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a negociação entre a equipe de resgate e o manifestante, como também o momento da retirada do homem.
A Polícia Metropolitana de Londres informou que o homem foi detido após o "prolongado incidente", que terminou pouco depois da meia-noite (hora local), quando ele desceu da torre.
No sábado, ele passou o dia inteiro descalço na icônica estrutura, apesar das tentativas das equipes de resgate e negociadores de convencê-lo a descer.
Multidões se reuniram atrás do cordão policial para observá-lo, com algumas pessoas gritando "Palestina livre" e "você é um herói".
Negociadores usaram a escada de um caminhão de bombeiros e um megafone para tentar convencê-lo, conforme registrado por imagens da imprensa.
As imagens mostram que os negociadores alertaram o homem de que ele tinha um ferimento no pé, do qual estava perdendo muito sangue, e que sua roupa não era adequada para o frio ao anoitecer.
A polícia isolou a área ao redor, incluindo a ponte de Westminster, e o Parlamento cancelou as visitas do público.
O parlamentar conservador Ben Obese-Jecty afirmou que deve haver uma explicação para o fato de o homem ter conseguido driblar a segurança e subir na torre com tanta facilidade.