Quarta, 10 de Agosto de 2022
27°

Poucas nuvens

União dos Palmares - AL

Economia Economia

BC lança moedas coloridas comemorativas de 200 anos da Independência.

Moedas pelos 200 anos da Independência foram lançadas pelo BC

26/07/2022 às 17h46
Por: Profº Nicanor Fonte: uol
Compartilhe:
reprodução
reprodução

O Banco Central lançou hoje duas moedas em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Uma delas é de prata e a outra de cuproníquel - um tipo de liga de cobre e níquel -, com valor de venda ao público por R$ 420 e R$ 34, respectivamente. A segunda possui uma faixa nas cores verde e amarela. É a primeira vez que o Brasil tem moedas com detalhes coloridos. Serão produzidas, inicialmente, 5 mil unidades da moeda de prata, podendo chegar a 20 mil, a depender da procura. Já a de cuproníquel começará com tiragem de 10 mil, chegando a 40 mil exemplares. As moedas, produzidas pela Casa da Moeda, poderão ser adquiridas no site do Clube da Medalha.

Na moeda de prata, foi feita uma composição de imagens, com o busto de Dom Pedro I em primeiro plano, e uma cena de uma reunião entre Dona Leopoldina e o ministro José Bonifácio, retratada ao fundo. Para a montagem, foi usada parte da litografia "D. Pedro I: Imperador", de Sebastian Sisson, e do quadro "Sessão do Conselho de Estado", de Georgina de Albuquerque.

A versão em cuproníquel retrata o grito da Independência, com base na tela "Independência ou Morte", de Pedro Américo, datada de 1888. A diretora de Administração do BC, Carolina Barroso, explicou que essa é a primeira moeda brasileira com uso de cores, nesse caso o verde e o amarelo. Além disso, terá a primeira estrofe do Hino da Independência gravado no reverso. Participam da cerimônia, transmitida ao vivo no canal do BC no YouTube, o presidente Roberto Campos Neto, e a diretora de Administração, Carolina Barros. A historiadora Aline Montenegro Magalhães, do Museu Histórico Nacional, fez uma palestra sobre a "Iconografia da Independência".

"As duas moedas que lançamos hoje retratam esse momento histórico que trouxe como desfecho a independência do nosso país", afirmou o presidente do BC. O bicentenário será celebrado em 7 de setembro de 2022. A homenagem faz parte das celebrações coordenadas pela Comissão Interministerial Brasil 200 Anos, chefiada pela secretaria Especial de Cultura, do ministério do Turismo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
União dos Palmares - AL Atualizado às 10h37 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

Qui 31°C 19°C
Sex 30°C 20°C
Sáb 28°C 20°C
Dom 27°C 21°C
Seg 24°C 18°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias